17 March 2016

Recentemente li uma matéria sobre um livro de Peter Hinssen, “The New Normal”, e achei a abordagem dele muito interessante e que comprovo na maioria das empresas que tenho visto. Ele afirma que o alinhamento entre TI e negócios tem sido um desastre para os departamentos de tecnologia da informação, pois as empresas têm tratado de uma área tão moderna e específica com práticas de gestão antigas, o que considera "a maior fraude da indústria".

Ele afirma também, "Os departamentos de TI que tentaram se alinhar com os negócios tornaram-se mordomos dos pares de outras áreas. A sobrevivência em um mundo de rápida mudança não vem de alinhamento, mas da fusão entre negócios e TI”.

Ele também cita Chris Anderson , editor da revista Wired,  que comentou em 2007 que os chief information officers (CIOs) não tinham mais veia inovadora no negócio e se tornaram "pesos mortos". Os CIOs estão “impedindo os inovadores tecnológicos reais – funcionários que querem usar as ferramentas e técnicas cada vez mais modernas  melhorar o trabalho”.

Em minha opinião, existem áreas de negócios mais tradicionais que já são estáveis e agem em um modelo de grupo. Quando ele diz "mordomos dos pares", ele quer dizer que o TI têm sido visto como mordomo (servos) desses grupos formados (os pares), respondendo apenas às seus pedidos e não participando das decisões importantes.

Quando cita Chris Anderson, ele diz que esse formato de gestão tem "impedindo os inovadores tecnológicos reais", pois estão impossibilitados de tomarem as decisões importantes, e são apenas "servos". Ele também diz que a única solução é que "os CIOs estabeleçam uma luta" por mais relevância nas decisões.

 

Tags: